Laser de CO2 para Rejuvenescimento Íntimo Feminino

Atualizado: 30 de jan. de 2023

Indicações: Atrofia, ressecamento e flacidez vaginal e vulvar, alguns tipos de incontinência urinária, trauma pós-parto, cirurgia íntima estética e não estética, Tratamento de lesões de vulva, vagina e colo do útero causadas pelo vírus HPV, dentre outras indicações como tratamento do Líquen escleroso e tratamento cirúrgico do cisto da glândula de Bartholin, naqueles casos em que ocorrem infecções frequentemente.

Muitas vezes, esses distúrbios de ressecamento vaginal, dor para ter relação sexual, ardor vulvovaginal, aumento da frequência urinária diurna e noturna e infecções urinárias de repetição são percebidos como uma consequência inevitável de um processo natural, que ocorre como resultado de parto ou menopausa e que muito pouco ou nada pode ser feito para melhorar.

Esses problemas têm um impacto muito negativo na qualidade vida das mulheres, assim como, no relacionamento com seu parceiro, podendo causar ou agravar transtornos psicológicos ou físicos. O tratamento clássico para a maioria desses problemas é feito à base de cremes vaginais de hormônio que devem ser usados por tempo prolongado ou por toda a vida e/ou, tratamento fisioterapêutico de longo prazo.

Acrescentou demais ao arsenal terapêutico nos últimos anos esse tratamento inovador com a tecnologia do laser de CO2 usando ponteiras especificamente desenvolvidas para tornar o procedimento absolutamente seguro e rápido. O laser atua diretamente sobre a mucosa vaginal estimulando a ativação metabólica dos fibroblastos e a biossíntese do colágeno, recuperando a espessura do tecido conjuntivo e epitélio, assim como, a tonicidade, elasticidade e firmeza de quando era mais jovem. O volume natural das células e a flora de lactobacilos são restaurados, o PH volta para níveis adequados, reativando a barreira natural de defesa vaginal. Desta forma, a mucosa regenerada restaura a sua funcionalidade fisiológica que tinha perdido durante os anos.

Muitas mulheres sofrem com problemas sexuais no pós-parto, como a dor durante a relação sexual devido à atrofia fisiológica que ocorre nesta fase por causa dos hormônios da lactação ou, após trauma perineal. Essa queixa representa um problema físico e psicológico importante que, se não for bem cuidado, pode trazer consequências a longo prazo. Nestes casos, o Laser também pode ser usado, atuando na estimulação do colágeno, melhorando a funcionalidade e restaurando o equilíbrio adequado das membranas e mucosas. Em algumas situações há a necessidade de tratamento fisioterapêutico associado.

Outro problema que incomoda bastante as mulheres é a flacidez da vagina e introito vaginal que podem ocorrer à partir do parto ou ser parte do processo de envelhecimento natural. A frouxidão vaginal pode ser uma condição incômoda que pode ter impacto sobre a função sexual. O tratamento geralmente é fisioterapêutico com treinamento da musculatura pélvica com eletroestimulação, biofeedback, exercícios diários ou com uso de pesos vaginais, que promovem o aumento da massa muscular do assoalho pélvico e sua eficiência contrátil com melhora importante dos sintomas. Pode ainda ser feito com tratamento cirúrgico ou com o uso do Laser de CO2 que vai causar uma retração, remodelação, tonificação e estimular a regeneração dos tecidos com a produção de colágeno novo, proteoglicanos, ácido hialurônico, etc.

Alguns trabalhos também têm demonstrado uma melhora nos sintomas irritativos da bexiga como: aumento da frequência urinária, urgência, noctúria e incontinência urinária de urgência impactando positivamente na qualidade de vida. Outros já evidenciam uma melhora significativa na Incontinência Urinária de esforço também.

O tratamento com Laser não só cura, como previne, retardando o processo de envelhecimento. Agende sua consulta, assim podemos fazer uma avaliação individual.