A importância da avaliação ginecológica, regularmente.

Ao longo dos anos muitas mudanças ocorrem no organismo das mulheres. Por isso, é importante fazer acompanhamento ginecológico, como forma de prevenção e tratamento de possíveis doenças que podem vir a surgir.

É importante que a mulher se cuide realizando uma avaliação regular com seu (sua) médico (a) ginecologista. Isso se torna mais importante ainda a partir do início da vida sexual, na preparação para a gestação, durante a gravidez e parto, durante o aleitamento materno, início dos sintomas da menopausa, entre outras fases.

Alguns exames são realizados na própria consulta ginecológica através do exame físico geral, palpação das mamas, palpação do abdome e pelve, exame de inspeção genital, exame de toque vaginal, avaliação do assoalho pélvico e exame especular, onde avaliamos a vagina e o colo uterino. Se necessário, exames complementares serão solicitados.

Alguns exames complementares já são conhecidos pelas mulheres, sendo eles: exame preventivo do colo do útero (mais conhecido como Papanicolaou), colposcopia, ultrassom pélvico e/ou transvaginal, ultrassom de mamas, mamografia, densitometria óssea, assim como, exames de rastreamento de diabetes, doenças da tireóide, alterações hormonais, alterações do metabolismo,etc. Em algumas situações, outros exames complementares específicos podem também serem solicitados, como: Histeroscopia diagnóstica, Histerossalpingografia, Estudo Urodinâmico Feminino, entre outros.

É através desses exames que avaliamos a saúde da mulher como um todo. Lembrando que os exames variam de acordo com a faixa etária, vida sexual, entre muitos outros aspectos.

Fazer esse acompanhamento é cuidar da sua saúde e do seu bem estar.