top of page
  • Foto do escritorAlfaClinic

Você sabe qual é o anticoncepcional mais eficaz do mundo?


As mulheres buscam sempre por algum método contraceptivo que seja seguro, eficaz e com o mínimo de efeitos colaterais. Apesar da maioria recorrer às pílulas anticoncepcionais, tem outros métodos que são muito eficazes, como é o caso do DIU, de maior duração, o adesivo que troca uma vez por semana, o anel vaginal que troca 1 vez por mês e outros. Temos também o Implanon, contraceptivo subdérmico, que é implantado no braço e que vem sendo considerado o contraceptivo mais seguro do mundo, sendo mais eficaz que outros métodos e até mesmo que ​a laqueadura. Ele libera o hormônio etonogestrel, que é um derivado da progesterona. É liberado pequena quantidade no organismo, mas o suficiente para impedir a liberação do óvulo pelo ovário e alterar o muco do colo do útero, o que dificulta a ascenção dos espermatozóides para o útero.

Pode ser usado por mulheres que não podem ou não desejam usar estrogênios (por exemplo as trombofílicas). Outra vantagem é que ele pode ser implantado a partir de 21 dias após o parto ou um aborto e também pode ser usado em mulheres que estão amamentando. Sua validade é de 3 anos, mas, caso a mulher queira engravidar antes, basta retirar.

Das mulheres que usam o Implanon, 20% deixam de menstruar, outras 20% menstruam normalmente no início, mas,após seis meses passam a menstruar de forma mais espaçada, e 60% passam a ter menos fluxo. O Implanon só é contraindicado para pessoas que não podem tomar progestagênio, que são as mulheres com doença inflamatória pélvica atual ou recorrente, infecção do trato genital inferior e algumas anormalidades no útero, incluindo alguns tipos de miomas que causam deformação da cavidade uterina.

O Implanon também deve ser evitado por mulheres com câncer de mama (passado ou atual); doença cardíaca isquêmica (passada ou atual); acidente vascular cerebral; neoplasia hepática; diabetes (grave com vasculopatia); hepatite (ativa sintomática) e cirrose hepática.

​​

​Consulte seu médico e saiba se é indicado para você também!


357 visualizações
bottom of page