Novembro Azul

No mês de Novembro Azul a atenção se volta para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Estima-se que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos pela doença,segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer.

Por indicar a necessidade de exames após os 50 anos, muitos pensam que a doença só surge em idosos, mas,cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo dessa idade, mas com menor incidência para homens com menos de 40 anos.

A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença.Um parente de primeiro grau com a doença duplica a chance do indivíduo.Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes. Além disso, estudos apontam que afrodescendentes tem risco 60% maior de desenvolver a doença e a taxa de mortalidade é três vezes mais alta.

O sedentarismo e a obesidade podem aumentar os riscos.Por isso, a prática de atividade física tem um papel relevante para a prevenção e tratamento. Isso porque fortalece o sistema imunológico, previne a obesidade, modula os níveis hormonais e reduz o estresse.

Na maioria dos casos, os sintomas demoram a aparecer, por isso é necessário procurar um médico urologista,mesmo sem nenhum sintoma,após os 45 anos de idade,para quem tem algum caso na família de câncer de próstata. Caso seja diagnosticado, o tipo de tratamento depende de alguns aspectos, como o estado de saúde atual, o estágio da doença e a expectativa de vida. Em alguns casos tem a opção de vigilância ativa, já para outros o início do tratamento é imediato.

Fonte: Portal da Urologia