Menopausa Precoce

O que é a menopausa precoce?

A menopausa é considerada precoce quando ocorre antes dos 40 anos e quando a mulher fica um ano ou mais sem menstruar. Ela não é um distúrbio hormonal, mas sim a falência ovariana em uma mulher jovem e é essa condição que vai gerar uma alteração hormonal. Essa falência ovariana prematura (FOP) é a perda temporária ou definitiva da função gonadal (de produzir hormônios) que acontece após a menarca (primeira menstruação) e antes dos 40 anos de idade. Ela é caracterizada pela diminuição da quantidade de óvulos e é exatamente essa condição que vai gerar alteração hormonal.

Qual a diferença entre menopausa precoce e o climatério?

O climatério representa a transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva. Dentro deste período de tempo ocorre a menopausa, que corresponde à última menstruação espontânea da mulher. Tomando-se a menopausa como ponto de referência, é possível dividir-se o climatério, didaticamente, nos períodos de pré-menopausa, de perimenopausa e de pós- menopausa.

Qual a média de idade da mulher considerada para ser uma menopausa precoce?

A menopausa é considerada precoce quando ocorre antes dos 40 anos e quando a mulher fica um ano ou mais sem menstruar. Estudos mostram que: – 0,1% das mulheres entram em menopausa antes dos 30 anos. – 0,25% das mulheres entram em menopausa antes dos 35 anos. – 1,0% das mulheres entram em menopausa antes dos 40 anos.

Como identificar a menopausa precoce?

Além dos sintomas típicos da menopausa, é preciso realizar alguns exames como o de dosagem hormonal e ultrassom ovariano, além de exames de sangue para investigação da presença de anticorpos que acarretam danos às glândulas endócrinas. Além disso, para as mulheres com menos de 30 anos normalmente é realizada uma análise de cromossomos. Se você tem menos de 40 anos e a sua menstruação está muito irregular, com falhas por 3 meses ou mais, consulte um ginecologista para uma avaliação completa. Você pode estar entrando na menopausa.

Quais os sintomas?

Alguns dos sintomas indicativos de menopausa precoce são: irregularidade menstrual, ondas de calor súbito, insônia, perda de memória, irritabilidade, fadiga excessiva e sudorese noturna.

Quais as causas da menopausa precoce? (problema genéticos, medicamentos, tratamentos para o câncer, doenças, hormanais, etc)

A menopausa precoce surge quando a mulher já nasce com uma reserva menor que a esperada de folículos ovarianos ou quando ao longo da vida, por motivos diversos, os seus folículos são consumidos de forma mais rápida que o habitual. Não existe uma causa exata para o surgimento do problema, pois ela pode ocorrer por diversos fatores, como por exemplo, a hereditariedade. Mas isso não é uma regra. Existem outros fatores que podem antecipar a menopausa, como a remoção de ovários, alterações cromossômicas como a Síndrome do X-Frágil, entre outras, podem levar à menopausa precoce por fazerem com que as pacientes nasçam com ovários defeituosos, contendo menos folículos saudáveis e muitos folículos que sofrem atrofia. A realização de tratamentos contra o câncer e o uso comumente de medicamentos indicados para mulheres que sofrem de algumas doenças autoimunes, como: lúpus, inflamações na tireoide, diabetes ou infecções virais. O cigarro também está relacionado à falência ovariana, estando as mulheres fumantes sob maior risco de terem menopausa precoce. Em média, as fumantes entram em menopausa 2 anos antes das não fumantes, mas em alguns casos essa diferença pode ser ainda maior.

No que diz respeito aos sintomas, existe alguma diferença entre a menopausa precoce e a que acontece no tempo natural (ou trata-se apenas da diferença da idade)?

Não existe diferença em relação aos sintomas e sim da idade que ocorre.

Há tratamento para a menopausa precoce? Qual?- Caso uma mulher que tenha menopausa precoce deseje engravidar, existe alguma chance? Como?

Após a confirmação do diagnóstico, normalmente o tratamento ocorre através de reposição hormonal, pois essas mulheres apresentam muito mais riscos de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose. Embora, exista a reposição hormonal, cerca de 10% das mulheres com menopausa precoce são capazes de conceber, porém, suas chances aumentam muito quando é realizada a implantação de óvulos de outra mulher em seu útero (ovodoação), empregando as técnicas de Fertilização In Vitro.

Existe alguma estatística de quantas mulheres passam pela menopausa precoce?

A falência ovariana precoce (FOP) é definida como uma falência gonadal antes dos 40 anos de idade, afeta 1% das mulheres e apresenta-se clinicamente com ausência de menstruaçao por mais de 1 ano e, laboratorialmente, com baixo nível de estrógeno e elevação dos hormônios hipofisários que atuam no ovário. Estudos mostram que: